Portuguese Spain English

Everyday Somewhere

Show me the way to Sepilok

Can’t say we’d done much research of Borneo as it was a bit of a last minute decision to come here. As such, Borneo was the natural decision as it would take us half way to the Philippines where we will be spending Christmas and we had the chance to catch up again with James who was also on his way there.

A little checking on the internet and we decided we would like to go Kinabatangan River to check out what little is left of the Borneo Rainforest. A quick search on the Net makes some depressing reading about the destruction of the forest to allow planting of palm trees for the oil. So, off we set from the bus station in KK for Sepilok which was a decent starting point from which to explore the area on, one or two night’s excursions into the Kinabatangan River.

Não posso dizer que tinha feito muita pesquisa sobre Borneo, até porque foi uma decisão de última hora para vir aqui. Como tal, Borneo foi uma decisão natural, uma vez que nos levaria metade do caminho para as Filipinas, onde vamos passar o Natal e ainda tivemos a chance de encontrar novamente com James que também estava de caminho.

Não fizemos muitos planos e apenas decidimos que gostariamos de ir ao rio Kinabatangan para verificar o pouco que resta da Mata Borneo. Depois de um rápida pesquisa na internet fiquei sabendo sobre a deprimente destruição da floresta para permitir o plantio de palmeiras para o extrato de óleo. Então,saímos da estação de ônibus de Kota Kinabalu em rumo a Sepilok, que foi um ponto mais digno para iniciar a exploração dessa área, uma ou duas noites de excursões no rio Kinabatangan.

After six hours on the bus, and two films from their Mark Wahlberg special edition DVD set, we were dumped off at a roundabout. When I say dumped I actually mean it. The bus stopped in the middle of nowhere and it was not until the driver came to ask us if we were the ones going to Sepilok that that we actually descended to find our bags already off the bus. We looked around the almost pitch black surroundings and by the time we turned around to the driver again, he had whipped back in the bus and taken off, leaving us rather bewildered.

Thankfully, as luck would have it, a van appeared out of nowhere and offered to take us to some accommodation for a $1.5 each. We jumped in the van before he could change his mind and we left for Sepilok B&B; which turned out to be a great spot with some smart bungalows and simpler, but very clean, rooms for backpackers. The service from the staff was outstanding and the place is set in a beautiful garden with ponds and even a Jacuzzi. The breakfast here was also great at set you up for a day in the jungle.

Depois de seis horas no ônibus, e dois filmes com Mark Wahlberg edição especial de DVD, fomos despejados fora do ônibus em uma rotatória.Quando eu digo despejado eu realmente quero dizer isso. O ônibus parou no meio do nada e não foi até o motorista vir perguntar-nos se erámos nós que desceriam em Sepilok. Saimos do õnibus e já encontramos as nossas malas fora do ônibus. Olhamos ao redor do ambiente quase escuro e no momento em que nos viramos para o motorista novamente, ele e o ônibus já estavam longe, deixando-nos um pouco perplexos.

Felizmente, com sorte, uma van apareceu do nada e nos ofereceu para nos levar a alguma acomodação por um 1,5 dólares cada. Pulamos na van antes que ele pudesse mudar de idéia e partimos para Sepilok B &B; que acabou por ser um local grande com alguns bungalows modernos e outros mais simples para mochileiros, mas muito limpo. O serviço do hotel foi excelente e o lugar é cercado por um belo jardim com lagos e até mesmo uma jacuzzi. O café da manhã aqui também foi servido em grandes porções, perfeito para prepará-lo para um dia na selva.

Unfortunately the news from Kinabatangan was not as good as we were informed that due to the heavy rains recently most of the tours there had been cancelled. Dejected we decided to make the most of what we had and visit the Sepilok Orang-utan Rehabilitation Centre. Reviews from other travellers had advised us that this place was little more than an open feeding zoo where some orang-utans that had been rehabilitated still came at certain times to feed. Still, we paid our hefty RM30 ($9) entry fee and were quite surprised to see two female orang-utans coming to feed, each with a baby clinging on to them. Hardly wild but still it did the trick for us as we had no options left.

Infelizmente as notícias de Kinabatangan não foram tão boas quanto fomos informados que, devido à fortes chuvas recentemente, a maioria dos passeios haviam sidos cancelados. Desanimados, decidimos aproveitar ao máximo o que tínhamos e visitamos o Sepilok Orangotango Centro de Reabilitação. Alguns outros viajantes acharam que este lugar era pouco mais que um zoológico de alimentação aberta onde alguns orangotangos que haviam sido reabilitados ainda vinham em determinados momentos para se alimentar. Ainda assim, resolvemos ir visitar e pagamos RM30 taxa de inscrição (UU$9) e ficamoss bastante surpresos ao ver duas fêmeas orangotangos vindo para alimentar cada uma com um bebê agarrado a elas. Não poderia descrever como selvagem, mas valeu a pena, já que não tinhamos mais nenhuma outra opção.

After, we decided to have a walk in the Rainforest Discovery Center which was an interesting and extremely sweaty affair with almost 100% humidity. Highlight of the whole thing was, without a doubt, being “attacked” by some blood thirsty leeches. As usual, anything that bites and stings seemed to ignore Mariah while they had a field day with James and me. Apart from that we saw a couple of branches move in the distance and convinced ourselves that they were more orang-utans.

Depois, decidimos dar um passeio no Centro de Descobrimento da Floresta de Borneo, que foi um caso interessante e extremamente suado, com quase 100% de umidade. O ponto alto do passeio foi, sem dúvida, ser “atacado” por alguns sanguessugas sedentos de sangue. Como de costume, qualquer coisa que morde e pica parece ignorar Mariah enquanto eles tiveram um dia de batalha com James e eu. Além de que vimos a distância um par de ramos mover-se e nos convencemos de que eles eram mais orangotangos.

All in all, I am not sure if I would recommend Sepilok, unless you are able to visit the Kinabatangan River area, as the attractions are hardly first class. But, if you are in the region it could be worth a day of your time.

Depois de tudo, eu não tenho certeza se eu recomendaria Sepilok, a menos que você seja capaz de visitar a área do rio Kinabatangan, como as atrações são praticamente de primeira classe. Mas, se você estiver na região pode valer a pena um dia de seu tempo.